terça-feira, 31 de março de 2009

Fiel Pelicano


“Senhor Jesus, amado pelicano,
Lava-me, eu que sou imundo, em teu sangue
Pois sei que uma única gota faz salvar Todo o mundo e apagar todo pecado”


O Mistério do mal


Podemos falar ainda sobre o Demônio nos dias de hoje ?
Escuto comentários do tipo:

« Padre, essa história de novo ? Não me diga que acredita nisso… »

« Depois do século 21, com todas as descobertas da ciência não podemos mais acreditar nesses mitos e símbolos… »

Muitos cristãos já não acreditam na existência de Satanás e do inferno, que é a privação completa de Deus e fazemos uma verdadeira conspiração de silêncio com relação a este assunto, mesmo dentro da Igreja Católica.

Um grande poeta do seculo 19, na França já dizia que a maior mentira do demônio é nos persuadir que ele não existe. Assim, ele pode agir com toda liberdade para fazer o mal, semeando a confusão nos espíritos, atiçando o ressentimento, aumentando as disputas e o ódio, empurrando-nos para cairmos em suas armadilhas, chegando ao desespero e as vezes até ao suicídio.

Ele atrai o homem ao pecado e procura o desviar de Deus, de Jesus Cristo que é o único Salvador. Procura nos desviar da obediência de sua Lei de amor. Satanás quer fazer do homem seu aliado em sua própria revolta.

Isso que eu vos digo nao é somente o resultado de meus estudos teológicos teóricos, desde que comecei no ministério do exorcismo, há 3 anos, já atendi mais de 500 pessoas. Com isso, quero dizer que muitas pessoas são hoje vitimas de armadilhas do Demônio.

Não posso lhes dizer que já o vi face a face, pois ele é uma criatura espiritual, mas já o escutei muitas vezes e descobri assim um mundo espiritual bem real, um mundo de trevas, de violência, de ódio, de opressão dos homens.

Meu ministério não tem muito a ver com o que é mostrado no cinema sensacionalista, mas é um trabalho maravilhoso de escuta, de acolhida para consolar e discernir, para conduzir à cura e libertação. E veja bem, tudo isso num clima não de medo, mas na confiança e esperança.

O Cristo é o vencedor, o Cordeiro de Deus, imolado por nossos pecados, ressuscitado para nos dar a vida eterna e para que vivamos na liberdade dos filhos de Deus.

« Ora, na sinagoga deles achava-se um homem possesso de um espírito imundo, que gritou: “Que tens tu conosco, Jesus de Nazaré? Vieste perder-nos? Sei quem és: o Santo de Deus! Mas Jesus intimou-o, dizendo: “Cala-te, sai deste homem!” O espírito imundo agitou-o violentamente e, dando um grande grito, saiu. »

Ficaram todos tão admirados, que perguntavam uns aos outros: “Que é isto? Eis um ensinamento novo, e feito com autoridade; além disso, ele manda até nos espíritos imundos e lhe obedecem! » Marcos 1,23-27

Ouvimos dizer às vezes que o demônio não é nada além de uma forma de falar do mistério do mal, sao apenas figuras miticas, simbólicas, válidas só para aquele tempo, ou apenas um jeito de falar de doenças que não eram explicadas na época.

Mas os demônios são os anjos decaídos. Os padres do Concílio de Latrão 215, definiram de maneira dogmática a existência dos demônios como criaturas espirituais, que foram criadas boas por Deus - já que Ele não pode criar nada de mau - mas eles se tornaram maus por causa da própria revolta.

Eles rejeitaram por orgulho a bem-aventurança dada por Deus, se se estabeleceram para sempre nesta revolta contra Deus e tudo o que Ele fez. Rejeitando se submeter a vontade de Deus.

« É por inveja do Demônio que a morte entrou no mundo » Sabedoria 2,24

« O poder divino deu-nos tudo o que contribui para a vida e a piedade, fazendo-nos conhecer aquele que nos chamou por sua glória e sua virtude. Por elas, temos entrado na posse das maiores e mais preciosas promessas, a fim de tornar-vos por este meio participantes da natureza divina, subtraindo-vos à corrupção que a concupiscência gerou no mundo. » II Pedro 2,4

Em Mateus 10,8 Jesus faz distinção entre os problemas de origem cura de doenças e possessão dos demônio : « Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios »

Fomos prevenidos assim que o demônio parte em guerra em particular contra aqueles que querem viver na obediência a deus e que dao testemunho de Jesus Cristo. (Efésios 6 )

Papa Paulo VI, em 1972, afirmou que a Igreja precisa anunciar o Evangelho e também se defender do Demônio. Certamente ela precisa anunciar o Evangelho, mas da mesma forma também precisa se defender daquele que se opoe a este anúncio.

Padre Jean Régis Froppo
Padre exorcista da Diocese de Fréjus-Toulon

segunda-feira, 30 de março de 2009



" [...] Há duas formas para viver a sua vida:
Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre. "


[Albert Einstein]

Brincadeira de Criança




"[...]Pode ser que um dia tudo acabe...
Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,
Cada vez de forma diferente.
Sendo único e inesquecível cada momento
Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.""

[Albert Einstein]



Cântico de Maria


A minha alma engrandece
E glorifica ao Senhor
Meu Espírito exulta em Deus
Meu Salvador

Ele olhou minha pequenez
fez-me bendita entre as nações
Realizou em mim maravilhas
O Poderoso

A tua Misericoerdia
É de geração em geração
Sobre os que temem aquele
Cujo o nome é Santo

Agiu com o poder do seu braço forte
Orgulhosos dispersou
Poderosos destronou
Exaltou os humildes
Saciou os famintos
Despediu os ricos sem nada.
Lembrou-se do amor a Israel o seu servo
Conforme prometeu, outrora aos vossos pais
Em favor de Abraão e sua prosteridade
Para todo o Sempreee.
Para sempre

Por que os Católicos honram Maria!

Por que os Católicos honram Maria!


Achei esse testemuno muito interessante, que ele sirva para crescimento e amadurecimento de nossa fé católica!


Por Claude Kenneson

Tradução: Edigar Limeira

Fonte: http://www.catholicxjw.com/honormary.html

Da idade de 14 até os 21 anos, eu pertencia a um grupo religioso chamado Testemunhas de Jeová. Outrora, em 1965, minha irmã que havia permanecido na fé Católica, fez uma novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para meu retorno a Igreja. Suas orações foram respondidas.

As Testemunhas de Jeová acusam os católicos de adorar a Maria,o que segundo eles é condenado em Exodo 20:3: “Não terás outros deuses diante de minha face”. A Igreja em resposta nega a alegação. O ensino oficial Católico sempre foi que a adoração pertence somente a Deus. Nenhuma criatura (incluindo Maria) merece adoração. O Credo de Nicéia ensina que “Cremos em um só Deus”. A doutrina do politeísmo é repudiada. Maria não é uma deusa. Qualquer católico que coloca Maria no mesmo nível que Deus é culpado de violar o Primeiro Mandamento e de pecar.

A próxima acusação levantada pelas Testemunhas é de que os católicos violam Êxodo 20.4: “Não farás para ti ídolo, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra.”

Novamente as Testemunhas não entendem a visão da Igreja Católica que categoricamente rejeita a adoração de estátuas ou imagens de Maria, dos santos ou mesmo Cristo como idolatria e superstição. Esses objetos não têm poder nem divindade intrínseca a si próprios.

Obviamente, as Testemunhas não seguem esse mandamento literalmente. A sua literatura está cheia de desenhos ou imagens de Cristo, figuras bíblicas, etc.

Auxílios visuais em devoção ou entendimento bíblico não servem a outro propósito que não o de chamar a mente os personagens que são lembrados. Qualquer um que atribui divindade a estas imagens ou estátuas é culpado do pecado da idolatria.

Então o que os católicos realmente dizem sobre Maria? Isto. Maria deve ser venerada da mesma maneira que Deus a honrou. Lembre-se que o próprio Deus enviou o anjo Gabriel para anunciar que o Senhor estava com ela e que ela havia sido grandemente abençoada e que Deus havia sido benevolente com ela. (Veja Lucas 1:28, 30)

Deus a escolheu para ser a mãe de Seu Filho. As Testemunhas de Jeová deveriam entender que Deus não criou Jesus como humano independentemente e o enviou diretamente a terra. Não, Jesus nasceu da mulher Maria.

Nenhuma mulher antes ou desde então, foi tão privilegiada de carregar o Filho de Deus. (Veja Gálatas 4.45) Maria não é uma simples mulher como as Testemunhas admitem. Carregar o Filho de Deus a colocou totalmente em outra categoria.

Os católicos também são ensinados a respeitar e estimar Maria por causa de sua fé e obediência. Maria, no verdadeiro sentido da palavra, foi a primeira crente, a primeira Cristã. Em Lucas 1.38 ela respondeu ao anjo que “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.” Maria disse “sim” a Deus por começar a carregar a Cristo para o mundo. Se Maria não acreditava no Pai, no Filho e no Espírito Santo, quem acreditaria? (Veja Lucas 1.31-33, 35).

Na mensagem do anjo, ela recebeu a Palavra de Deus em seu coração e em seu útero, e deu a Vida (Jesus), para o mundo através do Espírito Santo. Lucas 2.19 e 51 indicam que Maria fielmente ouviu a palavra de Deus e a manteve em seu coração.

Contraste sua resposta as do incrédulo Zacarias em Lucas 1.20.

O próprio Jesus declarou abençoados aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a guardam. (Marcos 3.35; Lucas 11.27-28). Jesus certamente não estava rebaixando sua mãe nesta passagem, como as Testemunhas de Jeová certa vez sugeriram para mim.

Maria fez o que Deus queria que ela fizesse; ela ouviu a Palavra de Deus, a entesourou em seu coração e a obedeceu. (Ver Lucas 1.45) Jesus está realmente dizendo a seus ouvintes para imitar a sua mãe porque ela guardou a Palavra de Deus. Jesus também ensinou a necessidade de desprendimento da família pelo amor de Deus. Mas, por colocar a Deus acima de sua família não pretende ser um sinal de desrespeito. O mesmo Jesus também disse: “Honra a teu pai e a tua mãe.” (Veja Mateus 15.4)

Através da intercessão de Maria, Jesus realizou o seu primeiro milagre em Caná (João 2.1-11). As palavras de Maria aos servos aplicam-se a nós até hoje: “Fazei o que Ele (Jesus) vos disser”. Aliás, ao abordar Sua mãe como “mulher, isto compete a nós?” não significa “isto não é da sua conta”, como asTestemunhas disseram-me, mas “não se preocupe, tudo vai dar certo”. Isto é o que certamente significava para Jesus para que ele imediatamente fizesse o milagre da transformação de água em vinho a pedido de sua Mãe!

A utilização da palavra “mulher” na antiguidade num grau mais baixo não implicava em qualquer desrespeito - equivale hoje em dia ao termo “Senhora”, muito distante do que as Testemunhas de Jeová gostariam que acreditássemos que a expressão significa.

Em vez de sempre tentar desvirtuar o papel de Maria e o devido respeito dela, as Testemunhas de Jeová fariam bem em seguir o exemplo da Igreja Católica, que ao longo de séculos tem cumprido as palavras da própria Maria nas Escrituras: “Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações”. “(Veja Lucas 1.48)

É por isso que nós lhe chamamos de Virgem Maria Abençoada (ver também Lucas 1.30, 35).

Uma vez que Deus foi a primeiro a honrar Maria, por que seria errado para os cristãos a fazer o mesmo?

quarta-feira, 25 de março de 2009


O Tempo da Quaresma


Neste tempo, entre o Natal do Senhor e Sua Páscoa, devemos ter presente e ser conscientes de três disposições:

  • Fomentar a conversão do coração;

  • Praticar obras de penitência: o jejum, a mortificação, a esmola...

  • Não se esquecer que a Quaresma e um tempo especial para nos aproximarmos mais de Deus.


Nesse período, a liturgia da Igreja convida-nos, com insistência, a purificar nossa alma e a recomeçar novamente nossa caminhada com Aquele que é o Caminho. A Quaresma faz parte do ciclo pascal. Começa na Quarta-feira de cinzas e termina na Quinta-feira Santa pela manhã. Mas, você poderia me perguntar: "Padre, qual é o sentido da Quaresma? Por que Quaresma?"


Nesse tempo, lembramos os 40 anos do povo de Deus no deserto e também revivemos os 40 dias em que Jesus passou no deserto a fim de se preparar para a Sua missão. Poderíamos lembrar também os 40 dias do dilúvio. É um tempo de nos consagrarmos mais intensamente à escuta da Palavra de Deus, à oração e ao maior domínio de nós mesmos, para nos convertermos a Cristo e a Seu Reino.


Quais são as principais celebrações quaresmais? Quarta-feira de Cinzas, celebrações penitenciais, celebrações catecumenais, Domingo de Ramos e Missa do Crisma, quando se celebra o nascimento do Sacerdócio Ordenado. Importante lembrar que nesse período também acontece a "Campanha da Fraternidade", que neste ano nos convida à solidariedade com a pessoa portadora de deficiência, e a criar condições para superar preconceitos e assegurar uma verdadeira convivência e inclusão.



Quanto aos símbolos da Quaresma: a cor roxa, as cinzas e a cruz lembram o caráter de penitência e conversão. O jejum nos convida a dar mais atenção à Palavra de Deus. A "Campanha da Fraternidade" é um apelo de conversão pessoal e comunitária por meio de gestos de solidariedade e, as músicas expressam o sentido do mistério de Cristo celebrado.




Em síntese é isso o tempo da Quaresma. Um grande abraço e não tenham
medo de rasgar o coração para viver bem esse tempo de Graça!


Padre Hamilton Nascimento
Comunidade Canção Nova

Ao meu querido Deus, Eterna gratidão!