sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010


O silêncio é uma linguagem tão poderosa que atinge o Trono de Deus vivo. O silêncio é a Sua palavra, embora oculta, mas poderosa e viva.
Palavras de Sta. Faustina D.888

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Ele

"Vez ou outra Ele me olha nos olhos e me dita poemas. Fico tão encantado que até esqueço as palavras. Ele manda eu prestar atenção. Digo que não sei. Ele ri de mim. 'Poetas são todos iguais' - conclui enquanto mexe no meu cabelo. Eu o vejo de perto, bem de perto. Por vezes sinto o desejo de lhe pedir o impossível, mas aí me falta coragem. Aí peço que me dê só o necessário. Ele me surpreende com medidas que não mereço. Fico mudo, sem saber dizer. Ele me socorre com seu sorriso. E de súbito, as palavras voltam a fazer parte de mim."

by Padre Fábio de Melo

A Liberdade


A liberdade está nas tuas mãos
E ainda que o mundo queira me prender
Eu sei que posso viver
Pois livre sou, pois teu eu sou
A liberdade está em te servir
E ainda que me digam que sou tolo
Vou continuar assim
No inverso deste mundo
Que só pensa em receber
Sempre vou ser.
Livre como o vento
Amado como filho
Sem medo e sem lamento
Viver assim querendo
Amar-te sempre mais
Servir-te sempre mais
Buscando a tua vida
Teu infinito amor
Toda verdade está na tua voz
E ainda que o ruído deste mundo
Tente me ensurdecer
Vou te seguir, vou te ouvir
A liberdade é reconhecer
Que a tua voz é fonte de certeza
De vida plena
Em tuas mão seguras
Quero me sentir assim Sempre assim.
(Pe. Fabio de Melo)
Ser livre, não significa fazer o que quer, e sim saber escolher o que fazer...
Ser responsável pelos seu atos, e pelo seu eu.
Ser responsável ao acolher a liberdade santa que vem de Deus!
[B.m]

A arte de itensificar presenças

São tantas tardes, olhares, presenças que cotidianamente passam pela nossa vida, e tudo de maneira rápida e não programada.
A vida é soberana, ela acontece em rapidez repentina e não espera por ninguém. Há quem fique estacionado nas esquinas da Existência, acreditando que o curso da vida retornará para embarca-lo novamente, mesmo sabendo que isso é apenas ilusão.
Em meio a esse embate de Experiências, Encontros e Despedidas aglutinados em algum lugar de nós, nossa história vai sendo composta, perspassada pelo Sabor de presenças e ausências entranhadas em nossa percepção.
Enfim, tudo passa.
Sim, tudo passa. Mas não se pode negar que o que passou aconteceu …
São pais, irmãos, amigos, pessoas que acabaram se Tornando especiais - e por que não, essenciais - em nossos dias. Presenças que transformaram momentos e experiências, Acrescentando e muito, um, silenciosamente deixando pedaço de si.
Sabemos que as presenças um dia passarão. O que fazer?
Deixar de amar em virtude da ausência do medo, ou em intensificar arriscar nós Presenças como daqueles que amamos?
Acredito que presença intensificada e presença eternizada. Que não cede ao descortinar dos anos, e fica armazenada em algum lugar do coração, onde somente quem ama é Capaz de estar.
Por mais que os momentos sejam poucos, se forem vivenciados com arte e sincera doação, eles serão intensificados e se tornarão eterna presença em nós.
Como existem presenças, existem também as ausências. O que fazer com elas? Chorar o que se foi, com ou construir uma eternidade o que se tem?
Essa reposta é confiada uma cada um.
Presenças Intensificar é uma arte, e consequentemente, uma decisão.
Tal arte torna a vida mais bela e Acompanhada, fazendo com que a saudade Adquira gosto de consolo e não de solidão.


“Olhei atentamente. Não estava mais aqui.
Tornou-se longe o perto, o vazio e companheiro.
Quando perplexo com uma Perplexidade
de uma ponte que foi quebrada,
Deixando Sabor de dor confusa,
percebi que ainda existia alguém.
Olhei mais fundo, e então a surpresa:
Um sorriso cheio de por do sol,
com ar de domingo cedo
e jeito de gente discreta, ousou dizer-me:
Sempre estarei por perto,
quando quiseres podes visitar-se “


Adriano Zandoná
Comunidade canção nova

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Nossa Senhora de Lourdes


Foi no ano de 1858 que a Virgem Santíssima apareceu, nas cercanias de Lourdes, França, na gruta Massabielle, a uma jovem chamada Santa Marie-Bernard Soubirous ou Santa Bernadete. Essa santa deixou por escrito um testemunho que entrou para o ofício das leituras do dia de hoje. “Certo dia, fui com duas meninas às margens do Rio Gave buscar lenha. Ouvi um barulho, voltei-me para o prado, mas não vi movimento nas árvores. Levantei a cabeça e olhei para a gruta. Vi, então, uma senhora vestida de branco; tinha um vestido alvo com uma faixa azul celeste na cintura e uma rosa de ouro em cada pé, da cor do rosário que trazia com ela. Somente na terceira vez, a Senhora me falou e perguntou-me se eu queria voltar ali durante quinze dias. Durante quinze dias lá voltei e a Senhora apareceu-me todos os dias, com exceção de uma segunda e uma sexta-feira. Repetiu-me, vária vezes, que dissesse aos sacerdotes para construir, ali, uma capela. Ela mandava que fosse à fonte para lavar-me e que rezasse pela conversão dos pecadores. Muitas e muitas vezes perguntei-lhe quem era, mas ela apenas sorria com bondade. Finalmente, com braços e olhos erguidos para o céu, disse-me que era a Imaculada Conceição”.

Maria, a intercessora, modelo da Igreja, imaculada, concebida sem pecado. Mas em virtude dos méritos de Cristo Jesus, Nossa Senhora, nessa aparição, pediu o essencial para a nossa felicidade: a conversão para os pecadores. Ela pediu que rezássemos pela conversão deles com oração, conversão, penitência.Isso aconteceu após 4 anos da proclamação do dogma da Imaculada Conceição. Deus quis e sua Providência Santíssima também demonstrou, dessa forma, a infalibilidade da Igreja. Que chancela do céu essa aparição da Virgem Maria em Lourdes! E os sinais, os milagres que aconteceram e continuam a acontecer naquele local. Lá, onde as multidões afluem, o clero e vários papas lá estiveram. Agora, temos a graça de ter o Papa Bento XVI para nos alertar sobre este chamado.


Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!