terça-feira, 31 de março de 2009

O Mistério do mal


Podemos falar ainda sobre o Demônio nos dias de hoje ?
Escuto comentários do tipo:

« Padre, essa história de novo ? Não me diga que acredita nisso… »

« Depois do século 21, com todas as descobertas da ciência não podemos mais acreditar nesses mitos e símbolos… »

Muitos cristãos já não acreditam na existência de Satanás e do inferno, que é a privação completa de Deus e fazemos uma verdadeira conspiração de silêncio com relação a este assunto, mesmo dentro da Igreja Católica.

Um grande poeta do seculo 19, na França já dizia que a maior mentira do demônio é nos persuadir que ele não existe. Assim, ele pode agir com toda liberdade para fazer o mal, semeando a confusão nos espíritos, atiçando o ressentimento, aumentando as disputas e o ódio, empurrando-nos para cairmos em suas armadilhas, chegando ao desespero e as vezes até ao suicídio.

Ele atrai o homem ao pecado e procura o desviar de Deus, de Jesus Cristo que é o único Salvador. Procura nos desviar da obediência de sua Lei de amor. Satanás quer fazer do homem seu aliado em sua própria revolta.

Isso que eu vos digo nao é somente o resultado de meus estudos teológicos teóricos, desde que comecei no ministério do exorcismo, há 3 anos, já atendi mais de 500 pessoas. Com isso, quero dizer que muitas pessoas são hoje vitimas de armadilhas do Demônio.

Não posso lhes dizer que já o vi face a face, pois ele é uma criatura espiritual, mas já o escutei muitas vezes e descobri assim um mundo espiritual bem real, um mundo de trevas, de violência, de ódio, de opressão dos homens.

Meu ministério não tem muito a ver com o que é mostrado no cinema sensacionalista, mas é um trabalho maravilhoso de escuta, de acolhida para consolar e discernir, para conduzir à cura e libertação. E veja bem, tudo isso num clima não de medo, mas na confiança e esperança.

O Cristo é o vencedor, o Cordeiro de Deus, imolado por nossos pecados, ressuscitado para nos dar a vida eterna e para que vivamos na liberdade dos filhos de Deus.

« Ora, na sinagoga deles achava-se um homem possesso de um espírito imundo, que gritou: “Que tens tu conosco, Jesus de Nazaré? Vieste perder-nos? Sei quem és: o Santo de Deus! Mas Jesus intimou-o, dizendo: “Cala-te, sai deste homem!” O espírito imundo agitou-o violentamente e, dando um grande grito, saiu. »

Ficaram todos tão admirados, que perguntavam uns aos outros: “Que é isto? Eis um ensinamento novo, e feito com autoridade; além disso, ele manda até nos espíritos imundos e lhe obedecem! » Marcos 1,23-27

Ouvimos dizer às vezes que o demônio não é nada além de uma forma de falar do mistério do mal, sao apenas figuras miticas, simbólicas, válidas só para aquele tempo, ou apenas um jeito de falar de doenças que não eram explicadas na época.

Mas os demônios são os anjos decaídos. Os padres do Concílio de Latrão 215, definiram de maneira dogmática a existência dos demônios como criaturas espirituais, que foram criadas boas por Deus - já que Ele não pode criar nada de mau - mas eles se tornaram maus por causa da própria revolta.

Eles rejeitaram por orgulho a bem-aventurança dada por Deus, se se estabeleceram para sempre nesta revolta contra Deus e tudo o que Ele fez. Rejeitando se submeter a vontade de Deus.

« É por inveja do Demônio que a morte entrou no mundo » Sabedoria 2,24

« O poder divino deu-nos tudo o que contribui para a vida e a piedade, fazendo-nos conhecer aquele que nos chamou por sua glória e sua virtude. Por elas, temos entrado na posse das maiores e mais preciosas promessas, a fim de tornar-vos por este meio participantes da natureza divina, subtraindo-vos à corrupção que a concupiscência gerou no mundo. » II Pedro 2,4

Em Mateus 10,8 Jesus faz distinção entre os problemas de origem cura de doenças e possessão dos demônio : « Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios »

Fomos prevenidos assim que o demônio parte em guerra em particular contra aqueles que querem viver na obediência a deus e que dao testemunho de Jesus Cristo. (Efésios 6 )

Papa Paulo VI, em 1972, afirmou que a Igreja precisa anunciar o Evangelho e também se defender do Demônio. Certamente ela precisa anunciar o Evangelho, mas da mesma forma também precisa se defender daquele que se opoe a este anúncio.

Padre Jean Régis Froppo
Padre exorcista da Diocese de Fréjus-Toulon

Nenhum comentário:

Postar um comentário