terça-feira, 15 de setembro de 2009

Filho, eis ai a tua mãe...

Evangelho JO 19; 25 - 27

Naquele tempo, perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Ao ler-mos este evangelho, podemos ver qual a vontade de Deus para a humanidade. A vontade de Deus é manifestada e mostrada no momento em que Jesus diz ao discipulo que ele amava: "Eis a tua mãe", e mulher "Eis o teu filho".

É clara como água potável, o que Jesus disse a João e vem hoje nos dizer...

Eis Maria a nossa mãe, a mãe da humanidade, o próprio Jesus nos presentiou com essa jóia rara que é Maria a imaculada, a pura.

Mas mesmo assim muitos de nós ainda não a amamos como ela merece, é uma pena.

HOje também a nossa igreja celebra em memória a nossa Senhra das Dores, no evangelho de Lucas 2; 33- 35 podemos ver Simeão a profeizar, quando disse a maria [...] e uma espada transpassará a sua alma[...], neste momente ele ja relatava o que iria acontecer, toda a dor que Maria iria passar aos pés da cruz e por toda a sua vida, e eu lhe digo meu irmão, o imaculado da mãe continua a ser ferido, por teus filhos a quem ela tanto ama. Maria continua derramando lágrimas de sangue, lágrimas de dor, a cada vez que é rejeitada, que é apedrejada por nossas palavras e atos contra ela. Maria que tanto nos ama e cuida de nós. E se ama perdoa, qual a mãe que não perdoa o seu filho?

Maria mãe de todas as mães, também nos perdoa por tantas vezes que lhe viramos as costas e ferimos o teu coração. Devemos nos volta para Maria com amor... pois ela é o nosso forte esquadrão, contra as ciladas do inimigo. Ela também é a nossa coraça, quem nos protege, quem cuida e intercede por nós. Nos voltemos à Maria neste dia. E peçamos a sua intercessão.

Nossa Senhora das Dores, que soube silenciar em todos os momentos de dor e aflição, vem nos ensinar também mãe a carregar nossas cruzes, a guardar tudo em nossos corações, a esperar em teu filho Jesus, a confiar e fazer a vontade do Pai. Vem mãe tirar o medo de nossos corações, o medo de seguir a Jesus, o medo de cumprir o que Ele nos propões. Mãe vem nos ensinar a ser fiéis, até o fim, mesmo sem compreender. amém!

[B.m]

Um comentário: